21 September 2013

Winter buddies!


Depois de 7 anos de Rio (oh cidade maravilhosa da qual morro de saudades!) posso dizer que vivi sete anos de puro tropicalismo sartorial – Vans e os tênis maravilhosos (e agora extintos) da New Order eram os meus sapatos mais fechados. O resto eram sapatilhas, Havaianas e sandálias – use a imaginação.

Logo que me mudei pra Londres, em setembro de 2011, vivi uma semana de intenso calor, mas falo de calor mesmo! Peguei o avião de Havaianas e elas permaneceram nos meus pés por mais alguns dias desde que saí do Heathrow. Óbvio que eu reclamei, quem não reclamaria? Queria sentir menos calor, veja, eu disse ‘menos calor’, que não é o mesmo que ‘frio’.

Londres me atendeu e bem rápido: na semana seguinte, literalmente, frio, nebulosidade, chuva, frio, vento, vento, chuva, nebulosidade, um tiquinho de sol, mais chuva... Meu primeiro inverno aqui foi tranquilo, não reclamei, não resmunguei até porque não sou do tipo que atualiza timeline do Face no melhor estilo ‘Clima Tempo’ acompanhado de doses cavalares de mau humor e reclamações. Eu lido bem com temperaturas extremas. Mas meu segundo inverno aqui foi um teste de paciência. Sabem aquela headline clássica de previsão do tempo ‘e esse foi o inverno mais frio dos últimos mil anos’? Então, aconteceu por aqui. Fez muito frio, nevou demais, choveu demais, foi tudo demais.*

Depois da experiência do último inverno, ou melhor, durante a experiência dele, eu aprendi algumas lições muito valiosas sobre o frio. Eu andava ‘semi-nua’ segundo uma amiga fashionista daqui.** Usava casacos finos, luvas abertas (daquelas que deixam os dedinhos de fora) até comprei duas botas de couro da Tory Burch (as únicas que me serviram tanto em tamanho quanto em estilo), que eram de cano longo e eu não gostava, não mesmo, mas me mantinham aquecida. Sabe aquelas fotos lindas do Stockholm Street Style em que as mulheres aparecem fabulosas de escarpin e um casaco lindo, porém fino, sem meias, sem botas, sem luvas (ou com luvas) no meio da neve? Isso é ilusão. Quase fotoshop, uma magia que só essas mulheres possuem de conseguir abstrair dos termômetros em nome do estilo.*** Se você vir qualquer post da Garance Doré sobre o assunto vai entender como a realidade realmente se impõe, pra poupar seu tempo na procura, recomendo ver esse aqui e esse aqui. Nós, pessoas normais, adaptáveis, porém nem tanto, nem sempre conseguimos desfilar nossos Manolos por aí com as unhas dos pés roxinhas de tanto frio.

O que eu fiz? Depois de muito pesquisar durante o inverno e até no outono (que já estava congelante), consegui encontrar alguns ‘buddies’ que se tornaram verdadeiros companheiros na divertida batalha cotidiana contra o frio.**** E isso é a maior dica que posso dar a você, caso se encontre em situação parecida: pesquisem e se adaptem! Mas com aquele T bem grande de quem está, na verdade, se divertindo! Foi assim que encarei as mudanças tão bruscas no meu cotidiano e no meu guarda-roupa. Tente encontrar aquilo que mais se adequa não apenas ao seu corpo, mas ao seu bolso e principalmente ao seu estilo de vida, seu ritmo (sábias palavras de Scott Schuman!). Saltos são lindos, mas pra andar na neve e na chuva? Meias existem por algum bom motivo, então não deixe seu parzinho em casa, até Elin Kling as usa! (rsrs) Gorros, casacos descolados, pra que serve a moda senão pra te mostrar tantas e muitas outras opções à monotonia dos dias frios e sem muitas saídas?

Esses senhores bonitos aqui embaixo foram meus ‘winter buddies’ do inverno passado e continuarão a ser nesse próximo. Acabei de tirá-los do armário, porque o frio já chegou, não com tanta força, mas sandálias não cabem mais na pintura do clima e sapatilhas estão se tornando desafio por causa da chuva.


Da esquerda pra direita: Sneakers de couro e cano alto, Lanvin – os MELHORES pra se andar na neve e na chuva londrina (lembrando que neve aqui não é como na Escandinávia, ok?) / Donna Ankle Boots, Alexander Wang (porque salto é interessante quando se tem 1,57m) / Alma Texture Low Bootie, Acne (perfeita, só isso).











E essas bonecas aqui vieram comigo do Brasil depois da minha última visita, em junho desse ano. Ainda não estreei, mas tenho certeza que serão apreciadas em breve. São da Arezzo, de onde mais?







Adoro quando o sapato fica com aquela cara de usado, mas bem cuidado, sabe o que quero dizer? Aos poucos vou escrever mais sobre as delícias e os desafios de se (con)viver com esse clima tão 'típico' daqui.

E você, que mora aqui no hemisfério norte ou no sul, como se adapta a cada estação? Seu guarda-roupa também é sazonal por imposição climática? Me conta!







*Pra quem não sabe, Londres não esta preparada pra neve em pequenas ou grande quantidades, a cidade para literalmente. E isso, alias, é uma piada bem comum sobre a incapacidade inglesa de saber lidar com a neve.
**Sim, Aninha, essa é você.
*** Acreditem em mim: já vi mulheres de mini saia e Manolos em dia de -5C aqui em Londres. Como elas estavam? Com os poros gritando de tanto arrepio e calafrio, os queixos batendo, mas com as perninhas de fora.

**** Eu sou professora assistente no King’s College London e dou aulas nos semestres de outono-inverno, logo, dei aulas com ou sem neve às 9 da manha, que significa ‘madrugada’ no inverno daqui.

No comments:

Post a Comment