2 September 2013

Cabelo, cabelo meu...


Assunto de hoje: cabelo!

Quando o tema é esse Garance Doré é especialista, não só pra torcer o nariz pro seu cabelo indócil, mas pra dar dicas bacanas sobre tratamentos com queratina e outros produtos para cabelos, digamos, indóceis (!). Meu caso é um pouco diferente, porque não faço tratamentos químicos pra modificar a textura dos fios ou pra melhorá-las, aliás, até faço, uma vez por ano! Explico.

Algumas pessoas andaram me perguntando sobre meu cabelo ultimamente. Confesso que a maioria das perguntas vem das minhas amigas europeias que tem aquela fascinação inquietante por cabelos ondulados. E meus cabelos são extremamente ondulados. Mas, segundo meu hair stylist, com raiz lisa, o que facilita na hora de cuidar. Meus fios são de espessura mediana e aceitam facilmente qualquer produto e tipo de escovação, então não posso chamá-los de indóceis. A não ser quando o assunto é umidade... (risos).

Há três anos tenho deixado os fios bem longos, com pouca variação no corte. Acreditem se quiser, mas mesmo tendo morado 7 anos no Rio de Janeiro e estando há dois em Londres, eu só corto cabelo com um único profissional, que me acompanha há muitos anos, desde que eu só mantinha os fios super curtos (com direito a nuca de fora!). O salão, Espaço Vip by Mauro Santos, fica em Guaratinguetá, minha cidade natal, e foi criado e é dirigido pelo maravilhoso Mauro Santos que tem mãos, e tesouras, de ouro! Além de ser uma companhia divertidíssima.

 Então vamos lá, como cuido das minhas longas madeixas:

1. Alimentação

Minha primeira preocupação pra qualquer aspecto do meu corpo, inclusive cabelos. Não adianta investir pesado em produtos maravilhosos se a saúde dos fios não estiver em dia. Caso esteja passando por um momento de crise estética (ou não) vale procurar uma nutricionista pra rever o que está acontecendo.

2. Produtos de primeira

Mauro sempre diz ‘não adianta fazer tratamento profissional, se em casa seu shampoo é amador’, parafraseando. Então eu invisto em produtos bons (mesmo) que casam com meu cabelo e reforçam os traços positivos dele. Faz tempo que tenho usado o Kiehl’s Amino Acid Shampoo que possui óleo de coco e aminoácidos. Só ele já hidrata demais! Acompanho do condicionar da mesma linha, mas desde que voltei da França tenho usado o condicionador de camomila da Klorane. Camomila porque da mais brilho pros fios mais claros do meu cabelo, que varia de um castanho escuro ao mais claro. Mas condicionador uso muito pouco, apenas para desembaraçar os fios durante a lavagem, já que depois de lavado não passo perto de pente nem escova, senão as ondas vão embora.






Dica: quem tem cabelo ondulado e até cacheado não deve pentear os fios quando secos, senão o formato se vai e aí só fica o volume. Eu penteio durante o banho com um pente largo de silicone.



3. Creme para pentear.

Que na verdade só tem nome, porque a gente sabe bem que não penteia nada. Bom, eu pelo menos nunca penteio. Mauro me indicou esse da linha Absolut Control Expert da L’Oreal que eu simplesmente não consigo não usar mais. Há alguns (muitos) anos eu usava um leave in maravilhoso do Boticário, que era a base de mel e avelã, mas eles tiraram de linha há uns 3-4 anos e nunca mais fabricaram. Uma perda lamentável e chata. O Absolut Control deve ser usado em dosagem pequena e logo após a lavagem. Muita gente que precisa de creme para pentear reclama que os fios ficam oleosos: olha, só ficam oleosos se você abusar do produto ou usar um produto ruim. Eu nunca tive problema algum com oleosidade, mas também tenho cabelo normal a seco, não tenho traços de oleosidade nem no cabelo nem na pele. Por isso indico uma visita a seu hair stylist e pedir ajuda caso se sinta muito perdida com relação a isso.








4. Aspecto natural
Esse é meu mote pra tudo na vida. Gosto de looks mais leves e naturais, maquiagem básica, cabelos leves e naturais, coisa em que, aliás, as francesas se tornaram experts há décadas. Então evito alisamentos e qualquer tratamento químico que mude a estrutura dos fios, mas faço por opção pessoal, ok? Cada um se adapta ao seu próprio gosto, então não importa o que você faça, faça sempre com carinho e cuidado e lembre-se de que se trata de você em primeiro lugar.
A única química que vez em quando aplico é uma leve progressiva na raiz, a base de queratina e aminoácidos, que não alisa, mas tira aquele frizz chatinho. Isso basta pra dar mais equilíbrio e viço dos fios, sem maltratá-los.


 
Foto do meu Instagram @gabicavalheiro, me acompanhe por lá e aproveite pra ver nas outras fotos, com melhor iluminação, os tons mais claros no meu cabelo.



Eu confesso que sou fã de cabelos menos longos e que em breve pretendo diminuir um pouco essa hipérbole capilar! Mas nada muito radical, mas sutil, só pra sentir um gostinho de mudança.



No comments:

Post a Comment