3 November 2013

Shoe stalker continues


Sapatos fechados são regra por aqui. (Central Line, metrô de Londres)



Já repararam nuns posts chamados ‘shoe stalker’ que vez em quando aparecem por aqui? Significam literalmente ‘espreitador de sapatos’ (prefiro traduzir dessa forma, ok?). Não sou obcecada como o termo ‘stalker’ sugere, mas, sim, encantada por esses acessórios. Tenho cá meus alguns (muitos) pares, mas... (ênfase no ‘mas’)

Mas ultimamente meu fascínio tem sido mais por vê-los sendo estilizados do que por estiliza-los eu mesma. Morar em Londres tem uma séria desvantagem: o clima. Se por um lado a geografia das ruas super planas e o calçamento bem alinhado são um convite pra quem gosta de sapatos mais delicados, facilitando a vida de quem anda muito, por outro os tantos metros ou quilômetros de caminhada cotidiana de que quem usa transporte público como eu, somados, principalmente (majoritariamente) ao clima ruim daqui fazem com que a gente fique limitado a sapatos mais fechados, resistentes a chuvas e outras coisas estranhas que caem do céu londrino.

Eu não sei quanto a vocês (aqui está a deixa pra postarem comentários ali embaixo), mas eu gosto de sapatos que deixam um pouco de pele a mostra, especialmente sapatilhas e sandálias e, por mais criativos que sejam os designers (me desculpem), em matéria de sapato todo fechado não existe muita alternativa quando se trata de acompanhar os contornos do pé, o tom da pele, as cores dos esmaltes femininos, etc. Sapatos fechados como botas (de todos os shapes, tamanhos, cores, espera aí, cores?) são super complicadinhos de se estilizar no inverno, quando você já fica todo restrito - fisicamente mesmo - por baixo de tantos casacos, calças, cachecóis etc. Brasileiras turistando no inverno amam usar suas super botas de inverno por razões óbvias: qual melhor oportunidade de se usar roupas de inverno rigoroso do que num passeio pela Europa, certo? Corretíssimo! (amigos do Sul do Brasil abstraiam disso)

No entanto, quando a gente mora num lugar como Londres, que tem naturalmente um clima mais frio e úmido e cujo inverno tende a se estender por várias estações, haja criatividade e bom humor pra suportar as restrições climáticas. Eu não estou bancando a reclamona quando digo isso, podem confiar, eu nunca reclamo do clima, porque acho ele que faz parte da geografia que a gente escolheu viver e afinal, escolhas são escolhas. Mas aprendi demais, depois que vim morar aqui, que o clima, sim, de fato, com certeza influencia no nosso humor e percepção de algumas coisas. (mais pra frente vou postar algumas dicas ou impressões do que é o cotidiano do inverno inglês, mas se tiver curiosidade sobre isso clique aqui e veja um texto do meu Tumblr sobre isso!).


Isso tudo só pra dizer que amo sapatos e que vocês continuarão a ver por aqui muitas 'snapshots' de sapatos inspiradores desfilando pelas ruas de Londres.




No comments:

Post a Comment