29 October 2013

When in Camden…


A dica de compra de hoje também é simples e pode ser bem barata se você souber negociar!

Quando você mora numa cidade que costuma receber muitos turistas, é quase inevitável não esbarrar ou até mesmo acolher amigos, afinal vez em quando somos todos turistas! Eu gosto de pensar que, mesmo morando aqui, também me vejo turista quando descubro um lugar novo, um hábito novo ou um jeito diferente de olhar pra aquilo que já parece parte do cotidiano.
Com o tempo você se vê quase ‘expert’ em guiar turistas, selecionando lugares por categorias de gostos e vontades de quem pede as dicas. Eu passo por isso quase que constantemente. (rs) Um dos lugares que vira e mexe inspira curiosidade nos meus amigos que vem turistar por aqui é Camden. Localizado a uma relativa curta distância do centro (aqui chamado de City), Camden virou, com o passar dos muitos anos, um recanto de variedades e tipos, onde se encontra de tudo um pouco literalmente.

Em Camden você ouvirá basicamente três línguas: italiano, espanhol e português. Eu não sei o que existe lá que atrai tantos italianos, espanhóis e brasileiros! Sendo bem genérica, o que você encontra pelos mercados do bairro são peças de todos os gostos, tendências, estilos, tipos – desde as famosas bugigangas chinesas, aqueles artefatos étnicos indianos e turcos (há algumas lojinhas de luminárias em mosaico que são maravilhosas) ao refinamento de artesãos e joalheiros que oferecem produtos de qualidade a preços módicos ou não. Como todo lugar turístico – ou que se percebe cheio de turistas – ao contrário do que muita gente pensa, Camden não é muito barato, mas lá você pode exercer todo o seu poder de barganha! Eu acho que essa seja, talvez, a maior vantagem de se procurar coisas por lá, isso se você souber barganhar, coisa que eu infelizmente não sei fazer...

A dica, então, depois dessa mega introdução é: Camden é um ótimo lugar pra se comprar acessórios de prata! Eu ando numa fase meio prateada; depois de tanto tempo focando no dourado enjoei um pouco, mas não tinha mais tantas peças naquele metal. Fui com uma super amiga, mestre na arte da barganha (dica: se você não sabe barganhar, vá com alguém que saiba!) e não é que encontramos coisas lindas, exatamente no estilo que eu procurava e de um artesão super bacana, que nos deu descontos a mais, porque minha amiga já havia comprado com ele antes. Como Camden é um lugar muito misturado, é bom você ter algumas referências de quem já conhece por ali pra não cair no conto da sterling silver que no final vai virar uma conjuntura de metais desbotados e tristes. O artesão de quem compramos algumas coisinhas lindas se chama Maynes, ele é baseado em Londres e há muitos anos vende suas peças em Camden, na mesma barraquinha. (clique nas fotos para vê-las em zoom)






O da direita tem um mini-filete de ouro, delicado na medida certa.


Além de ser super atencioso, ele sabe negociar uma barganhazinha e não fica empurrando coisas pra você. As peças dele são super bem desenhadas, confeccionadas e a prata é excelente. Mas ele, assim como vários outros artesãos, só está pelo Camden Lock (ao lado do mercado maior, no pátio interno) aos domingos e às vezes aos sábados. Em termos de variedade de barraquinhas, os finais de semana são os melhores dias, mas também são os dias mais cheios, ou melhor, lotados. Então vá preparada(o) com uma boa dose de paciência e cuidado, já que os pickpockets estão por toda parte.

Se alguém se interessar e quiser saber mais detalhes sobre preços etc., posso passar sem problemas. Clicando aqui você acessa o site do mercado com informações detalhadas sobre os horários e como chegar lá.


No comments:

Post a Comment